Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Mergulho Brasil - André Seale
Mergulho Fernando de Noronha - André Seale
Golfinhos Fernando de Noronha - André Seale
Arraia Fernando de Noronha - André Seale
Piau Rio da Prata - Ismael Escote
Piraputangas -Ismael Escote


Artigos


23/03/2010 - 09h23

Dia Mundia da Água - 22 de março

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Desde então, é destinado à discussão relacionada a este importante bem natural. Atualmente, a demanda crescente por água e a escassez de recursos hídricos, tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de suma importância.

De acordo com a Pesquisa do Perfil do Consumidor de Turismo de Aventura no Brasil, realizada pela ABETA através do Programa de Promoção e Comercialização Nacional (PPCN), a água é o principal componente atrativo de um destino. Isso indica que além da necessidade de preservação e melhor uso do recurso para a vida, a água é também o mais importante atrativo para reais e potenciais turistas de aventura e ecoturistas do país.

Transforme sua empresa em um negócio realmente sustentável adotando as 07 diretrizes do Instituto Ethos de responsabilidade social empresarial (www.ethos.org.br), que sintetizam os aspectos que fazem parte de uma gestão socialmente responsável. O meio ambiente é uma dessas diretrizes especialmente relevante para as empresas de ecoturismo e turismo de aventura que dependem do meio ambiente ou de seus recursos para realizar suas atividades. Assim, devem procurar promover a melhoria das condições ambientais, seja em casa, no escritório, ou ao ar livre!!!

O que você pode fazer?

- As torneiras podem ser trocadas por modelos de fechamento automático ou com sensores de presença. O custo inicial pode ser rapidamente amortizado, uma vez que estes produtos podem economizar até 60% da água utilizada;

- Coletar água de chuva é simples e requer um pequeno investimento inicial que será rapidamente recuperado com a economia no consumo de água encanada. Essa água pode ser direcionada para as caixas de descarga de vasos sanitários, para lavagem de carros, quintais ou mesmo para irrigação de jardins e canteiros. Caso possa instalar um filtro, essa água pode ser usada para banhos e lavagem de louça, por exemplo!

- Para lavar o carro, a calçada e os equipamentos, utilize racionalmente a mangueira, pois gera um grande desperdício! Sempre que possível, utilize um balde de água!

- Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Uma pessoa que toma banho todos os dias, vai consumir, em um mês, 3.900 litros! Para economizar, basta reduzir o tempo do banho e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa;

- Adote para os vasos sanitários caixas de descarga acopladas que gastem no máximo 6 litros por descarga. Há modelos em que há válvulas diferenciadas para líquidos (3 litros) e sólidos (6 litros). Somente aí você já pode reduzir seu consumo em até 85%. Não é somente o planeta que vai agradecer. Seu bolso também!

- Certifique-se de que não há vazamentos fechando todas as torneiras e registros e vendo se os números do hidrômetro estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado, precisa ser trocado com urgência;

Faça sua parte, o planeta e seus consumidores agradecem!

Com informações da Abeta

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->