Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Arraia Fernando de Noronha - André Seale
Tartaruga - André Seale
Rio da Prata - Jardim MS Brazil - Ismael Escote
french angelfish - André Seale
Piau Rio da Prata - Ismael Escote
mergulhando com arraias - André Seale


Artigos


09/06/2010 - 08h31

Matadores de aluguel de Botos-cor-de-rosa

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Quando nos parece que a consciência ambiental da população em geral está melhorando, recebemos a triste notícia de que matadores de aluguel estão sendo contratados na Amazônia para caçar e matar botos-cor-de- rosa com o objetivo explícito de prover o comércio ilegal da carne, usada como isca para a pesca do piracatinga (espécie de bagre muito consumido na Colômbia), dos olhos, para amuletos, e dos órgãos reprodutivos, para produtos afrodisíacos.

No artigo "Dia Internacional da Biodiversidade" , divulgado no início do mês, falei sobre a ultrapassada e absurda crendice popular, comum no Oriente, de achar que partes de animais, como o chifre do rinoceronte, o pênis do tigre, as patas de ursos ou as barbatanas dos tubarões, perseguidos e caçados com esse objetivo, têm propriedades afrodisíacas ou medicinais. Pois é, esqueci de incluir os olhos e os pênis dos botos-cor-de- rosa usados em crendices populares pelos ribeirinhos brasileiros do Ocidente.

Liguei há pouco para minha esposa e contei o fato. Sua reação, como a de todos seria, foi dizer em tom incrédulo: que absurdo! Coitadinhos! E é verdade, mas se fossem (como são) os tubarões, sua reação, e da maioria, provavelmente não incluiria o "coitadinho".

Muitos me vêem como um fervoroso defensor dos tubarões, alcunha que não me esquivo, mas esses "mesmos muitos" não percebem que essa luta vai além dos tubarões. Ela inclui e envolve a defesa e a preservação de todos os outros animais e ecossistemas marinhos e inclui e envolve a defesa e a preservação de toda vida no nosso Planeta.

Precisamos levantar a bandeira contra a cruel perseguição de espécies animais para a extração de partes de seu corpo para obtenção de produtos supérfluos e inócuos. Seus benefícios apregoados não têm nenhuma base científica comprovada. Mesmo que tivessem, não se justificaria tamanha crueldade e ignorância.

E essa bandeira deve incluir TODO E QUALQUER ANIMAL PERSEGUIDO, por menos fofinho ou simpático que seja aos olhos da maioria.

Por Marcelo Szpilman

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->