Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
lagosta - Fernando de Noronha - André Seale
Por-do-sol noronha - André Seale
Piraputangas -Ismael Escote
parrotfish - Fernando de Noronha - André Seale
Praia de Atalaia - Fernando de Noronha - André Seale
Tartaruga verde - André Seale


Artigos


11/08/2009 - 14h39

Projeto Cavernas Alagadas da Bodoquena - Descubra o mergulho em cavernas

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

O "Projeto Cavernas Alagadas da Bodoquena" é um Projeto de Exploração Técnica de Mergulhos em Cavernas, e tem como objetivo principal promover pesquisa e verificar a existência de novas cavernas alagadas com potencial turístico para "Mergulho em Cavernas" na região do Parque Nacional da Bodoquena e seu entorno, bem como fazer os levantamentos iniciais para futuras expedições.

Esta região abriga, segundo especialistas brasilieiros e internacionais, uma das maiores concentrações de cavernas alagadas próprias para a prática do "Mergulho em Cavernas" do mundo, sendo comparadas em quantidade e diversidade ao Estado da Florida (EUA) e ao México, o que propicia um grande fluxo turístico e geração de receitas.

A importância da presença dos mergulhadores especializados, nestes ambientes, também é percebida por novas descobertas e também pelas observações e denúncias de agressões às cavernas e ao aquífero, como por exemplo degradação de vegetação e criação de animais no entorno, poluição, retirada de água, despejo de agrotóxicos, e muitos outras, que só são observadas com a presença destes.

Os benefícios são notados também na área de Educação Ambiental, pois estes mergulhadores são os principais divulgadores para o público em geral, da importância da convervação e preservação destes ambientes. Um bom exemplo disso é a fama nacional e internacional que a Região conheceu no passado, que ainda é muito lembrada.

Durante a década de 90, as cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, receberam um grande fluxo de um novo tipo de turismo, formado pelo mergulhadores especializados em "Mergulho em Cavernas". O grupo geralmente de grande poder aquisitivo, era voltado para a preservação e conservação dos ambientes naturais, principalmente os cavernícolas. Ainda, já demonstrou ser no passado (até o momente da proibição da atividade) um grande e diferenciado potencial de exploração do ecoturismo.

A idéia surgiu quando da execução do Projeto "Buraco das Abelhas" realizado em Agosto de 2006, com apoio do CECAV/IBAMA, Prefeitura Municipal de Jardim e da Direção do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, projeto este concebido para servir de referência para os futuros planos de manejo de cavernas alagadas no Brasil.

Foram realizadas duas expedições, sendo que na primeira delas a equipe mergulhou em diferentes pontos do Parque da Bodoquena e de seu entorno, no intuito de verificar a potencialidade para o turismo de mergulho em algumas cavidades alagadas, algumas delas ainda não exploradas.

Os Pontos visitados foram: Insurgência do Rio Perdido; Ressurgência do Rio Perdido; Gruta das Fadas; Nascente de afluente do Rio Salobrinha; e uma das Nascentes do Rio Taquaral, esta última dentro dos limites do Parque Nacional da Bodoquena.

Alguns destes pontos mostraram ter grande potencial para o Mergulho em Cavernas, mas as cavernas brasileiras ainda não estão liberadas devido à necessidade elaboração de Plano de Manejo, segunda exigência da Instrução Normativa n° 100 de 05/06/2006 que regulamenta o mergulho em caverna.

Muitas das cavernas da região dependem das condições de chuva para manter boa visibildade de água e facilidade de acesso, portanto a época do ano escolhida foi o inverno, onde as precipitações ocorrem com menor frequência.

As explorações continuam e em breve esperamos que a Atividade de Mergulho em Caverna volte a ser praticada como no passado.

Por Alvanir S. Oliveira

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->