Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Golfinhos Fernando de Noronha - André Seale
Rio da Prata - Marcelo Krause
Foto de mergulho em Fernando de Noronha - André Seale
Piraputangas -Ismael Escote
Tartaruga - André Seale
mergulhando com arraias - André Seale


Mergulho


16/05/2009 - 13h45
Baixar arquivo Esta matéria possui um arquivo anexado, clique aqui para baixa-lo.

Mapeamento da Lagoa Misteriosa - Jardim (MS)

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Jose L. Barroco Neto
Mapa final Topografia da Lagoa Misteriosa, Jardim, MS - 2008O
Mapa final Topografia da Lagoa Misteriosa, Jardim, MS - 2008O

O Projeto de Mapeamento da Lagoa Misteriosa teve como objetivo primário a topografia até os setenta metros de profundidade da caverna, que será o trecho do profundo abismo alagado (Gilberto Menezes, -220m, em junho de 1998) mais visitado pelos mergulhadores.

Através do Zoneamento Espeleológico, terá delimitadas as áreas permitidas a cada nível de treinamento de mergulho autônomo, e as especialidades mergulho em cavernas e mergulho técnico.

Os dados relativos às profundidades coletados por Gilberto Menezes entre os anos de 1995 e 1998 sofreram uma alteração da ordem de 3,6 metros para menos em relação aos dados coletados durante a Expedição Lagoa Misteriosa Topo 2008, que teve seu trabalho de coleta de informações ocorrido no período de 12 a 31 de agosto de 2008.

O mapeamento foi realizado para compôr a série de estudos que compõem o Plano de Manejo Espeleológico de Carvernas Alagadas - Atividade de Mergulho Autônomo, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes, através do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (CECAV).

"O Plano de Manejo Espeleológico (PME) destina-se a disciplinar o acesso e uso do Patrimônio Espeleológico para fins turísticos, esportivos, científicos, recreativos e educacionais, bem como estabelecer condições exequíveis de planejamento para orientar as intervenções previstas, de forma a produzir o menor impacto possível.

No caso específico de cavernas com potencial para a prática de mergulho autônomo, o PME possui o objetivo de orientar a atividade e estabelecer regras para que sua execução ocorra de forma segura para o mergulhador e compatível com a manutenção da integridade do ambiente cavernícola
".

(CECAV, s/d)

A Expedição de mapeamento Lagoa Misteriosa Topo 2008 foi coordenada pelo mergulhador Profissional José L. Barroco Neto (Tuta) - tutabarroco@ig.com.br

Faça download do Mapa final da Lagoa Misteriosa clicando no ícone acima.

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->