Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Rio da Prata - Jardim MS Brazil - Ismael Escote
Mergulho scuba - Ismael Escote
Por-do-sol noronha - André Seale
Esponja Fernando de Noronha Brasil - André Seale
Tartaruga verde - André Seale
Foto de mergulho em Fernando de Noronha - André Seale


Notícias

04/04/2013 - 12h23

Mergulhador pega carona no maior peixe do mundo

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Durante um mergulho da ilha portuguesa dos Açores, no Atlântico, o alemão Martin Wilke não acreditou quando se deparou com um tubarão-baleia de 10 metros.

Como se estivesse querendo descansar um pouco, Wilke pegou carona com o animal ao se agarrar à sua barbatana.

O momento surreal foi capturado pelo fotógrafo português Nuno Sá, especialista em vida marinha, que também já encarou o gigante do oceano outras vezes.

"Quando eu pulei na água, um barco pesqueiro estava ao meu lado em busca de atum. Quando coloquei minha cabeça na água, eu vi milhares de atuns passando rapidamente diante de mim e, de repente, vi um tubarão-baleia de 10 metros no meio deles", disse o alemão.

"No início, toda aquela ação e velocidade pareciam caóticas. Mas, assim que eu mergulhei para me aproximar do tubarão-baleia, o caos deu lugar ao silêncio e à harmonia".

"O gigante se movia lentamente e veio na minha direção - e ficou parado me observando a menos de dois metros", contou.

Rastros

O fotógrafo, que estava acompanhado do especialista em vida marinha Paulo Reis, rastreou o tubarão-baleia seguindo o pesqueiro de atum. Já os pescadores procuram o rastro de aves mergulhadoras chamadas bobo-grande, que seguem os tubarões-baleias e atuns durante horas.

Segundo especialistas, não está claro quais as vantagens obtidas tanto pelo tubarão-baleia como pelos atuns por nadarem lado a lado.

Mas, acredita-se, a rapidez do atum ajuda a pegar peixes pequenos, que se agrupam em forma circular quando ameaçados, enquanto o tubarão-baleia fornece proteção aos atuns.

Com informações do Uol

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->