Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Arraia Fernando de Noronha - André Seale
Piau 3 pintas no Rio da Prata - Ismael Escote
Tartaruga - André Seale
Tartaruga verde - André Seale
Mergulho scuba - Ismael Escote
Praia de Atalaia - Fernando de Noronha - André Seale


Notícias

17/07/2013 - 11h30

Campeonato Mundial de Fotosub tem dois brasileiros premiados

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Este ano Cayo Largo, em Cuba, recebeu a 14° edição do Campeonato Mundial de Fotosub (CMAS), que acontece a cada dois anos em diversas partes do mundo. Atletas de vários países travaram em águas caribenhas uma impressionante batalha pela vantagem na competição.

Apesar do desempenho surpreendente dos brasileiros, o lugar mais alto do pó-dio ficou com o atual campeão mundial David Barrio, da Espanha. O Brasil foi representado pelos fotógrafos João Paulo Cauduro Filho e Fernando Clark. Cada país participante pode inscrever até dois fotógrafos.

O atleta brasileiro melhor colocado foi João Paulo Cauduro Filho, bicampeão nacional na modalidade (2010 e 2012), que conquistou a medalha de bronze na categoria Grande Angular com Modelo e quinto lugar na categoria Close-up Temática, ficando em 9º lugar na classificação geral, apesar do pouco tempo que tiveram para os treinos.

No Campeonato Mundial há uma seleção prévia dentre todas as fotos em cada categoria, e somente as 10 melhores fotos de recebem nota. Nossos mergulhadores e suas duplas tiveram o apoio da empresa brasileira de equipamentos de mergulho Fun Dive.

Para o fotógrafo João Paulo (9° colocado), que estava participando do seu primeiro mundial, o resultado foi muito satisfatório, tendo colocado duas das suas cinco fotos dentro do seleto grupo das TOP 10, sendo uma delas premiada com medalha de bronze.

"Ficou a sensação de melhor acaso tivesse chegado a Cayo Largo com mais antecedência, possibilitando conhecer um número maior dos pontos pré-selecionados", disse.

Assim como aconteceu nos últimos campeonatos brasileiros, João Paulo competiu tendo como sua modelo e dupla a mergulhadora Ilona Szabo, que também subiu ao pódio para receber a medalha de bronze na categoria Grande Angular com Modelo.

A equipe brasileira conseguiu mergulhar somente em dois pontos nos dois dias que tiveram para os treinos de reconhecimento. Para se conseguir resultados mais expressivos, é fundamental que os fotógrafos tenham mais apoio ou patrocínio.

É importante que, para um bom resultado final, a equipe tenha tempo suficiente para fazer, no mínimo, 10 mergulhos de preparação e reconhecimento dos pontos, podendo, com isso, tirar melhor proveito quando a competição tiver seu início. Do contrário, tendo os competidores que suportar todos os custos de viagem, estadia, mergulhos e até mesmo de inscrição do campeonato, ficaremos sempre ao sabor da sorte.

O resultado, por categoria, foi divulgado publicamente com a participação de todas as pessoas envolvidas na competição (equipes, organizadores, patrocinadores, staff, etc.), sendo o julgamento feito com a apresentação individual de cada foto (TOP 10) e com a divulgação das notas e colocação final em tempo real. Uma grande cerimônia de encerramento fechou o evento com chave de ouro, com a divulgação e premiação dos vencedores na classificação geral do campeonato. O próximo Mundial está marcado para 2015, na Holanda.

Com informações da revista Mergulho, edição de número 203

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->