Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Baia dos Porcos  - André Seale
Arraia Fernando de Noronha - André Seale
french angelfish - André Seale
Fernando de Noronha - Dois irmaos - André Seale
Esponja Fernando de Noronha Brasil - André Seale
Por-do-sol noronha - André Seale


Notícias

15/08/2013 - 10h51

Descoberto possível continente submerso; confira

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

No dia 6 de maio, geólogos brasileiros anunciaram que foi encontrado a 1.500 km na costa do Rio de Janeiro indícios de um pedaço de continente que submergiu durante a separação da América do Sul e da África.

Segundo o diretor de geologia de recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura Santos, há dois anos, durante o serviço de dragagem (retirada do solo oceânico para análise), foram encontradas algumas amostras de granito, rocha considerada continental.

Roberto explica que, no início, foi levantada a hipótese de que o recolhimento foi apenas um acidente. Porém, no último mês, uma expedição com cientistas brasileiros e japoneses, a bordo do submersível Shinkai 6.500, foi possível observar a formação geológica que está presente em frente à costa brasileira.

Essa expedição submarina custou mais de U$ 230 milhões e foi paga pela agência japonesa (Jampstec) e pelo Serviço Geológico do Brasil.

Após uma análise, Roberto começou a considerar que a região pudesse conter um pedaço do continente que ficou perdido no mar por milhões de anos.

Agora, o próximo passo é enviar ao governo brasileiro uma solicitação para que o país reclame a área, que está em águas internacionais, junto à Autoridade Internacional de Fundos Marítimos (ISBA), organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa maneira, espera-se que sela realizada uma prospecção de recursos minerais e estudos.

Com informações da revista Mergulho, edição de número 202

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->