Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Fernando de Noronha - André Seale
lagosta - Fernando de Noronha - André Seale
Lagoa Misteriosa Jardim Brazil - Ismael Escote
Mergulho Fernando de Noronha - André Seale
parrotfish - Fernando de Noronha - André Seale
Arraia Fernando de Noronha - André Seale


Notícias

09/09/2013 - 10h57

Pesquisadores criam roupas de mergulho à prova de tubarões; entenda

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Pesquisadores australianos de University of Western Australia`s Ocean Institute e os Sistemas de Mitigação de Ataque por Tubarões (SAMS) projetaram um conjunto - que demorou dois anos para ser produzido - de duas novas roupas de mergulho para proteger os surfistas de ataques de tubarão.

Uma das roupas, chamada de "Elude", usa Tecnologia SAMS para proteger os mergulhadores. Considerando a descoberta relativamente recente de que os tubarões são daltônicos, o equipamento vem modelado com tons de azul em curvas, projetado para imitar a água ao redor - o que a SAMS afirma deixar o tubarão efetivamente cego durante o ataque.

Em seu site, a SAMS diz que enquanto o tubarão ainda pode sentir que você está por perto, "é menos provável de atacar se o alvo não pode ser visto".

A outra veste, chamada de "Diverter", emprega a tecnologia SAMS Warning: enquanto a Elude permite misturar-se com o ambiente aquático, a Diverter se destaca para proteger os surfistas. Se você assistir o vídeo da SAMS, verá tubarões chegando perto do equipamento, preparando-se para atacar, mas depois desviam-se abruptamente.

A roupa apresenta um padrão de azul escuro, preto e listras brancas, e serve como um aviso para os tubarões - peixe com padrões semelhantes a esses muitas vezes são venenosos, assim os tubarões instintivamente evitam esses padrões em circunstâncias normais.

Atualmente, ataques de tubarão são extremamente raros: apenas 100 casos por ano. Ou seja, você tem mais chances de ser morto pelo seu cão de estimação - mas, nunca se sabe, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Com informações do IDG Now!

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->