Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Lagoa Misteriosa Jardim Brazil - Ismael Escote
Mergulho Brasil - André Seale
Fernando de Noronha - Dois irmaos - André Seale
french angelfish - André Seale
Rio da Prata - Marcelo Krause
Arraia Fernando de Noronha - André Seale


Notícias

25/07/2014 - 17h03

Recifes de Corais

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

Os recifes de corais são a união de colônias formadas por corais que unem-se a outros organismo marinhos, como algas e até peixes como garoupa e peixe cirurgião, e formam um ecossistema.


Como os recifes de coral vivem em locais onde a água é salgada e possui poucos nutrientes a maioria deles se encontra nos oceanos Pacífico e Índico, que atendem às condições necessárias para a sobrevivência deles. Os recifes demoram muitos anos para se formar mas sofrem com alterações na temperatura das águas e com a poluição.


Os recifes de corais embelezam as paisagens e funcionam como atrativos de certos lugares, sendo que no Brasil eles se espalham pelo litoral estendendo-se do Maranhão até o sul da Bahia.


Existem cerca de 18 espécies de corais no Brasil sendo que algumas delas só ocorrem no país. Apesar de ser possível encontrar recifes de corais em significativa quantidade no litoral brasileiro poucas regiões possuem ações que buscam conservar e proteger esses sensíveis organismos da degradação ambiental.


No Brasil o Atol das Rocas, a ilha de Fernando de Noronha e o Arquipélago de Abrolhos fazem parte de áreas ambientalmente preservadas e isso estende-se aos corais encontrados nesses locais. Além dos locais citados foi criada há alguns anos a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais que se estende do Pernambuco à Alagoas e visa proteger os recifes de corais compreendidos entre esses estados.


Espera-se que projetos que tenham como objetivo a preservação e conservação desses ecossistemas sejam implantados e que a sociedade se informe e tome atitudes que auxiliem governos e organizações a proteger esses frágeis seres marinhos.

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->