Mergulho Scuba

Mergulho Scuba

Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português

Mergulho scuba - Ismael Escote
Lagoa Misteriosa Jardim Brazil - Ismael Escote
mergulhando com arraias - André Seale
Por-do-sol noronha - André Seale
Mergulho Fernando de Noronha - André Seale
Fernando de Noronha - Dois irmaos - André Seale


Notícias

28/01/2015 - 15h45

Mergulhadores auxiliam o Projeto Meros do Brasil

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

O Projeto Meros do Brasil visa adquirir mais conhecimento e informações sobre uma espécie marinha que tem na pesca uma ameaça à sua sobrevivência. Os Meros são chamados de Senhor das Pedras devido à forma de seu corpo e costumam viver em manguezais, costões rochosos, parcéis ou perto de naufrágios.


A espécie costuma viver até cerca de 40 anos, pode alcançar 2 metros de comprimento, demora para chegar à maturidade e é territorialista, fatores que contribuem para o lento crescimento da população e para riscos de extinção da espécie.


Existem poucos estudos sobre a espécie, por isso é difícil realizar uma avaliação sobre a quantidade de indivíduos presentes atualmente mas como os exemplares de meros não são observados com muita frequência em locais onde eram abundantes acredita-se que sua população esteja diminuindo gradativamente e uma das principais causas dessa redução é a pesca.


A falta de conhecimento sobre a espécie ocasionou a criação do Projeto Mero do Brasil, que visa adquirir informações sobre os Meros, seus hábitos, sua ecologia, para que possam ser criadas estratégias de conservação dos peixes, e conta com a ajuda de pescadores para o sucesso do projeto.


Um importante auxílio tem acontecido a partir do Programa de Pesquisa Participativa, ação do projeto, que tem recebido a ajuda de mergulhadores recreativos para descobrir a quantidade de indivíduos e seu deslocamento no litoral brasileiro. Lugares como os Parques Nacionais Marinhos de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE) e o Parque dos Meros (PR) são locais onde a espécie pode ser vista frequentemente. Essa pesquisa que localizou os exemplares da espécie no Brasil e encontrou os melhores lugares para contemplar os Meros foi publicada na revista científica Neotropical Ichthyology e reuniu pesquisadores da UFRJ, UESC, UNICAMP, UFPR, UNIRIO e Coletivo Memórias do Mar, além dos mergulhadores.


O Programa de Pesquisa Participativa é uma iniciativa do Projeto Meros do Brasil que visa a contribuição de mergulhadores e interessados em auxiliar o projeto através do envio de fotos e informações que guiam os pesquisadores na descoberta do comportamento e da ecologia dos Meros.


Com informações do site da Revista Mergulho e do site do Projeto Meros do Brasil

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->